CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL RUMO

A Casa de Acolhimento Residencial (CAR RUMO) é uma valência com capacidade para 14 crianças e jovens em risco que, pelas mais variadas razões, foram retiradas às suas famílias e têm a decorrer processos de Promoção e Proteção a seu favor. Esta resposta social do Instituto de Segurança Social, I.P., assume como missão, proporcionar a estas crianças e jovens, privados de um meio familiar estruturado, uma alternativa transitória de enquadramento sócio-familiar de qualidade, visando o seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e moral, a sua inserção comunitária e a construção de um projeto de vida por via da promoção da autonomia e responsabilidade, tendo em consideração o desenvolvimento global e psicossocial de cada criança e/ou jovem.

Esta resposta social tem como principais objetivos a satisfação diária das necessidades básicas das crianças e jovens que acolhe, com idades compreendidas entre os 6 e os 25 anos, nomeadamente no âmbito das questões ligadas à alimentação; hábitos de higiene e sono; cuidados de saúde; relações emocionais estáveis e securizantes.

No presente, esta nossa Casa revela necessidades e problemas graves de ordem habitacional devido à antiguidade do edifício. Em termos genéricos, a infraestrutura apresenta:

- Problemas estruturais no telhado, existindo infiltrações e entrada de água

- As janelas e portas estão bastante degradadas, não permitindo o isolamento ao nível da temperatura e ruído

- Necessidade de pintura interior e exterior, com isolamento térmico

- Reparações ao nível da canalização e chão das casas de banho, assim como a necessidade de novas loiças sanitárias

- Necessidade de reparações gerais na cozinha e dispensa (armários, gavetas, mesas, etc.)

- Melhoria e reparação do espaço envolvente à casa, por forma a garantir as condições de segurança para todas as crianças e jovens

De acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança, todas as crianças devem ter direito a uma habitação condigna. A RUMO assumiu sempre, ao longo de décadas, esta missão apesar das condicionantes inerentes à sua natureza (organização sem fins lucrativos), sendo que a antiguidade do edifício impõe no presente uma intervenção mais profunda que implicará, necessariamente, o apoio de todos/as quantos/as possam colaborar.

Assim, apelamos ao seu contributo/donativo para esta causa, de forma a tornarmos possível a manutenção dos direitos e das oportunidades que estas crianças jovens merecem.

Faça o seu donativo e apoie-nos nesta missão!

Conta Banco Montepio

IBAN PT50.0036.0140.99100081383.63

MB WAY 92 598 83 96