O Projeto Ser Casa Barreiro surgiu após candidatura ao abrigo do Programa Regional Lisboa 2020 sob a gestão da Câmara Municipal do Barreiro e da parceria com a RUMO. Esta candidatura foi submetida em novembro de 2019, tendo dado início à sua plena atividade em outubro de 2020.

A pobreza e exclusão social extremas, nomeadamente a problemática específica das pessoas em situação de sem abrigo, têm vindo a ser uma preocupação crescente a nível nacional e ao nível do nosso concelho. É neste contexto que surge o Projeto Ser Casa Barreiro que tem como grande objetivo a inclusão social e profissional das pessoas em situação de sem abrigo (PSSA) ou em risco de sem abrigo.

Image Description

Este projeto tem como objetivo principal a inclusão social e profissional. A equipa multidisciplinar acompanha as pessoas em situação de sem abrigo em diversos contextos. Em funcionamento está também o Gabinete de Apoio com diversas ações socio-ocupacionais.

Estas ações estão divididas em três eixos. Para cada eixo, estão definidas, de forma estratégica, as atividades a desenvolver face ao número de participantes e o "nível" de cada pessoa. Paralelamente, o Ser Casa Barreiro tem também a decorrer o Projeto piloto "Casas Primeiro", ou “Housing First”, com recurso a dois fogos.

Assume também a realização de sessões de sensibilização para a problemática dos sem abrigo, assim como sessões de capacitação dirigidas principalmente aos utentes do Ser Casa Barreiro. As ações de capacitação têm como objetivo proporcionar capacidades práticas quer ao nível da informática, das autonomias e, também, ao nível da cidadania junto das diversas instituições (centros de saúde, registo civil, juntas de freguesia, entre outros).

Qualquer pessoa em situação de sem abrigo ou em risco de sem abrigo, pode ser acompanhada pela equipa multidisciplinar. De salientar que os diversos parceiros, instituições e/ou projetos de apoio social, podem encaminhar utentes com o objetivo de frequentar o Gabinete de Apoio Socio-ocupacional.

Image Description
  • Centro de Atividades Diurnas: 933 211 701
  • sercasabarreiro@gmail.com


Tutela

Image Description