A RUMO é membro e fundadora de Organismos como:

Parcerias

Rede / Parceria Descrição
Rede para a Empregabilidade do Vale da Amoreira,   Cidade Sol e Baixa da Banheira Estrutura de referência para a   comunidade, no incremento das respostas à população desempregada, no   desenvolvimento do seu perfil de empregabilidade e na melhoria das suas   competências empreendedoras, tendo em vista a promoção de dinamismo socioeconómico   local.
Rede Social do Concelho do Barreiro É um programa que promove o desenvolvimento social   local e que pretende constituir redes de apoio social, visando a erradicação   ou atenuação da pobreza e da exclusão e a promoção do desenvolvimento local,   através da renovação e inovação da intervenção social. Com este programa,   pretende-se criar parcerias efetivas entre várias entidades, de modo a criar   ovas foras de conjugação de esforços, garantindo assim uma maior eficácia das   respostas sociais ao nível local.
Rede Social do Concelho da Moita
Rede Social do Concelho do Seixal
Rede Social do Concelho do Montijo
Rede de Responsabilidade Social das Organizações   (RSO.PT) É constituída por um conjunto de entidades públicas   e privadas tendo como missão trabalhar as diferentes dimensões da   responsabilidade social criando e tratando indicadores, realizando e   divulgando estudos, promovendo formação e campanhas de informação e   sensibilização.
Núcleo Local de Inserção da Moita É uma estrutura operativa de   composição plurisetorial que visa assegurar o desenvolvimento da medida RSI.   Tem como principais objetivos o acompanhamento de ações programadas e   desenvolvidas no âmbito do programa de inserção dos beneficiários das medidas,   o desenvolvimento de respostas adequadas para problemas identificados na   concretização da elaboração dos programas de inserção e a avaliação e   aperfeiçoamento das ações programadas no âmbito da inserção.
European   Union of Suported Employment (EUSE) É a organização não governamental que representa o   movimento do emprego apoiado na Europa.
Rede Nacional de Técnicos de Apoio Local do Programa   Nacional de Microcrédito (CASES) Programa de apoio ao   desenvolvimento da economia social, destinado a fomentar a criação de emprego   e empreendedorismo entre as populações com maiores dificuldades de acesso ao   mercado de trabalho. Este programa é dinamizado pela Cooperativa António   Sérgio para a Economia Social.
Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas   Sem Abrigo Trabalho articulado desenvolvido por um conjunto de   entidades públicas e privadas que tem como objetivo a planificação de ações   concertadas com vista a identificar, acompanhar e integrar as pessoas em   situação de sem abrigo.
Centro de Recursos dos Centros de Emprego de   Almada, Seixal, Barreiro e Montijo Rede dos centros de recursos   locais que tem como objetivo apoiar as pessoas com deficiência e   incapacidade, inscritas e encaminhadas pelos centros de emprego, na tomada de   decisões vocacionais adequadas, facultando-lhes os meios, informação e   apoios, considerados indispensáveis à definição e desenvolvimento do seu   projeto de vida.
Protocolo de Cooperação para Inserção Profissional   de Pessoas com Doença Mental A Rumo é a entidade promotora de um projeto   regional para a inclusão social das pessoas com doença mental em parceria com   o Centro Hospital do Barreiro e Montijo, Centros de Emprego do Montijo e do   Barreiro e as Câmaras do Montijo, Alcochete, Barreiro e Moita. O protocolo   tem como objetivo a promoção do emprego em mercado normal de trabalho da   pessoa desfavorecida, constituindo redes de suporte natural na comunidade   envolvente.
Federação Portuguesa dos Centros de Formação   Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência (FORMEM) É uma estrutura representativa dos   Centros de Formação Profissional (Reabilitação Profissional) para as pessoas   com deficiência e incapacidades e que tem por missão contribuir para o   incremento das qualificações e inserção profissional da população   destinatária.
Federação Nacional das Cooperativas de   Solidariedade Social (FENACERCI) É uma estrutura representativa das cooperativas de   solidariedade social e tem por missão fundamental a promoção dos direitos das   pessoas apoiadas pelos associados, pela via de processos de representação e   formação sustentados em lógicas de reconhecimento, validação e acreditação na   comunidade e junto dos interlocutores institucionais.
Federação Nacional das Entidades de Reabilitação   de Doentes Mentais (FNERDM) É uma associação sem fins   lucrativos que reúne entidades públicas e particulares de solidariedade   social que se dedicam à reabilitação psico-social. Tem com objetivos   fortalecer a rede de associações nacionais que desenvolvam serviços de   reabilitação; representar as entidades associadas, participar em organismos   oficiais, comissões e grupos de trabalho; debater e aprofundar as políticas e   medidas dirigidas à integração social das pessoas com doença mental;   identificar e divulgar recursos e apoios que promovam o desenvolvimento dos   serviços comunitários de saúde mental.
Associação Portuguesa de Emprego Apoiado (APEA) Visa, trabalhando com organizações que intervêm com   pessoas em situação de desvantagem, com empresários, pessoas em situação de   desvantagem e seus representantes e outros parceiros das comunidades,   incrementar estratégias integradas que facilitem a integração profissional e   a inclusão social.
Rede Incluir Seixal Projeto constituído por um   conjunto alargado de instituições com intervenção no Seixal, cujo objetivo é   criar sinergias para combater a exclusão social, promovendo um conjunto de   atividade e ações para melhorar a qualidade de vida da população com   necessidades especiais.

Programas:

Iniciativa / Projeto

Entidade financiadora

Projecto Formar – Formação e Inserção profissional   de pessoas com deficiência ou incapacidades

IEFP

Centro de Recursos para a Empregabilidade –   Inserção profissional de pessoas com deficiência ou incapacidades e   acompanhamento pós-contratação, com protocolo para Centros de Emprego de   Almada, Barreiro, Montijo e Seixal

IEFP

Empresas de Inserção – 7 empresas de inserção, de apoio a Jardins-de-infância e   Escolas do 1º Ciclo da rede pública do Concelho do Barreiro

IEFP e Câmara   Municipal do Barreiro

Intervenção Bairros Críticos (Intervenção interministerial) – Vale da Amoreira

Sem financiamento   externo

Rede Empregabilidade BxB, Vale Amoreira, Cidade Sol

Sem financiamento   externo

Gabinete   de Emprego e Apoio ao Empreendedorismo Vale da Amoreira / Acordo IHRU – IEFP   – Rumo

IEFP

Equipa  RSI – Baixa da Banheira

Segurança Social

CLDS do Barreiro – Uma Comunidade para Tod@s

Segurança Social

Gabinete de Apoio à Vítima do Barreiro e Moita

POPH

Gabinete de Inserção Profissional – Baixa da Banheira

IEFP

Projecto BxB INSERÇÃO – Baixa da Banheira – Programa PORI

IDT

Projecto Mexe-te – Formação para a Inserção

POPH

Formações modulares

POPH

Programa de Empreendedorismo Imigrante – PEI

ACIDI

Entidade Interlocutora Apoio a Pessoas Sem Abrigo – Redes Sociais da Moita e Barreiro

Sem financiamento   externo

Protocolo com DGRS – Apoio a trabalho comunitário

Sem financiamento   externo

Membro das Redes Sociais de Barreiro, Moita, Montijo e Seixal

Sem financiamento   externo