Cumplicidades E6G
Em funcionamento desde Março de 2016, o Cumplicidades E6G é um projecto que pretende intervir com crianças, jovens e famílias da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, através da dinamização de actividades para o reforço da coesão social, promovendo a inclusão social e a educação formal, a dinamização comunitária e cidadania, o desenvolvimento de competências potenciadoras da autonomia e da participação, do empowerment, da igualdade de oportunidades e da não discriminação.

As actividades propostas procuram abranger respostas de aumento das qualificações, particularmente a educação não formal, complementada com a articulação com o sistema educativo e de formação profissional.

Procuramos investir no aumento das qualificações académicas e profissionais, na melhoria dos currículos e dos perfis de empregabilidade, quer através do diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento de crianças e jovens em risco para respostas educativas e formativas mais consistentes e com uso de pedagogias mais activas e participativas, quer ainda no acompanhamento dos processos de inserção, em que contamos com a colaboração do CLDS 3G Barreiro e Rede para a Empregabilidade do Barreiro | Moita.

Investimos também em acções ao nível da promoção e da inclusão digital, dinamizadas a partir do CID@FORMA, contribuindo transversalmente para os objectivos definidos e direccionados para a promoção de competências e para a certificação nas TIC.

A promoção do sucesso escolar incluirá apoio na organização e métodos de estudo e acompanhamento às famílias, numa lógica de educação parental.

O projecto assenta numa lógica de intervenção participada, com planeamento centrado na pessoa, num percurso em que o participante reconhece as suas capacidades e limites e em função destes, a fazer as suas próprias escolhas.

Reforçamos a auto-estima e encaramos o empowerment como um contributo para alterar a relação com a escola, a família e a comunidade.

Motivamos o envolvimento de crianças, jovens e famílias no planeamento operacional e na avaliação das actividades.

Promovemos o trabalho em rede: a relação com a Rede Social do Barreiro, Câmara Municipal do Barreiro, União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, CPCJ, Segurança Social, Escolas Básicas e Secundárias, Escola Profissional, Centro de Formação das escolas, Centro de Saúde, colectividades, equipa RSI Barreiro (Nós), DGRS, a AERLIS, a RSOPT, a Rede de Empregabilidade Moita e Barreiro, entre outros.

O grande fio condutor deste projecto está assente na antiga Escola Conde Ferreira – http://rumo.org.pt/wp/escola-conde-de-ferreira/ - , primeira escola do Barreiro, que está a ser transformada num polo de experimentação cultural e educativa, base para uma plena integração social da comunidade local.

Página de Facebook: Cumplicidades E6G

E-mail:  cumplicidades.e6g@gmail.com