O Programa CLDS surgiu em 2008 no Barreiro. Atualmente, já na sua 4ª Geração com início em Setembro de 2020, fruto da parceria entre a Associação NÓS e a RUMO, o CLDS 4G Barreiro COMSIGO vem dar continuidade à intervenção desenvolvida nas anteriores Gerações do Programa.

O Programa CLDS Barreiro surgiu em função das fragilidades identificadas no concelho, nomeadamente, em territórios mais deprimidos/desvalorizados. A baixa escolarização da população, consequente situação de desemprego e/ou acesso a profissões mais desqualificadas e situações laborais mais precárias; estruturas familiares monoparentais e/ou com outras fragilidades e com impactos geracionais e um elevado número de população imigrante são alguns dos indicadores assinaláveis face à média nacional e que levaram a um reforço do investimento e dinamização territorial, ao longo dos últimos anos, através do CLDS no concelho do Barreiro.

Image Description

Concentrando, atualmente, os seus recursos em 2 eixos de intervenção:

Eixo 1 - Emprego, formação e qualificação

Eixo 2 - Intervenção familiar e parental

O CLDS visa favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal da população do concelho do Barreiro, através de respostas de proximidade, construídas à medida, com os parceiros locais e a população, em função das características e dinâmicas do território, bem como, das necessidades, interesses e motivações da população residente. Assim, o CLDS tem procurado reforçar as sinergias das instituições locais, no sentido de promover uma correspondência entre os meios e a mobilização dos atores e parceiros face aos objetivos traçados com a finalidade de promover a inclusão social dos cidadãos por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social no Concelho, com especial enfoque em territórios de maior vulnerabilidade.

Destina-se à população do concelho do Barreiro, nomeadamente a grupos populacionais mais vulneráveis de territórios como Barreiro Velho e Bairro das Palmeiras, Lavradio, Quinta da Amoreira/ Alto do Seixalinho e Cidade Sol/Quinta da Mina.

Image Description

Cofinanciado por:

Image Description